quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

"Liberdade de imprensa"

Em tempos onde se fala muito de liberdade de imprensa e até uma campanha forte iniciada pela maior empresa privada de comunicação do Brasil, vou escrever sobre duas reportagens veiculadas por essa mesma empresa de telecomunicações, a TV Globo, na segunda-feira à noite, as quais me deram muito nojo e uma vontade nunca sentida antes, a de quebrar a televisão em mil partes.

A primeira foi uma matéria nitidamente "encomendada", por quem eu não sei, falando mal do Governo Cubano, dizendo que os moradores da Ilha são infelizes lá, criticando o sistema de saúde, que é o melhor do mundo, entre outras coisas que revoltam qualquer pessoa. Eles exportam vacinas para o Brasil e estão bem perto da cura do câncer, mas tudo bem...

A segunda foi a que repercutiu o mundo todo, o Brasil passou a Grã-Bretanha e é a sexta maior economia do mundo. Essa notícia é fantástica. Mas a dona Globo não perde tempo e tece seus comentários de que isso só aconteceu por conta da crise mundial, atrela a responsabilidade dessa mudança importantíssima a Grã-Bretanha, dizendo que não foi o Brasil que cresceu e sim eles que diminuíram! Mas porque o Brasil não diminuiu na crise? Isso é um abuso e um menosprezo a nossa inteligência. Digo mais, compararam o padrão de vida brasileiro com o europeu, utilizando números do PIB per capita de cada um dos envolvidos, sendo o deles quase o triplo do nosso. Mas por favor, né, me desculpem os economistas, podem me corrigir se o que vou falar agora estiver grotescamente errado, o PIB per capita é a divisão do PIB do país pelo número de habitantes do mesmo, vejam bem, vou usar números aproximados, o PIB per capita do Brasil é de US$ 12 mil e o da Grã- Bretanha é de US$ 40 mil, um valor bem maior que o nosso, mas a população brasileira é simplesmente o triplo da população da Grã-Bretanha (O Brasil tem aproximadamente 192 milhões de habitantes e na Grã-Bretanha apenas 60 milhões). Então Globo, por favor, fazer comparações deste porte é no mínimo incoerente.

Vamos lá, falando sobre liberdade de imprensa, ninguém quer calar ninguém neste ponto, o que está em jogo é que toda a reportagem de grande repercussão trazida pela nossa imprensa, empresas privadas que vivem de vender anúncios, vem manipulada e forma opiniões totalmente equivocadas na nossa população, tornando-as cada vez mais “ignorantes” aos problemas do mundo. Não queremos o fim das reportagens, o que queremos é que as notícias cheguem ao povo de forma neutra e coerente. Basta ver a cobertura da Globo sobre o livro 'A Privataria Tucana".

Por fim o que mais me deixa triste, é que vou ver e ler comentários a favor da Globo, opiniões emitidas por quem acha que tem conhecimento, mas lá no fundo são os filhotes da ditadura que ainda acham que "tempo bom era aquele tempo que o Brasil crescia, tempo bom era o tempo dos milicos".

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO