segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

De volta à ativa!


Caros leitores:


Tendo em vista os feriados de final de ano e até mesmo o início do ano novo, tudo fica muito parado, inclusive meu querido blog, mas que agora está de volta à ativa. Nem por isso ficamos desatualizados. Quanta coisa aconteceu desde minha última postagem, notícias boas, ruins, alegres, tristes, chocantes, revoltantes e muitas mais.


Dentre todas, quero destacar uma que me comoveu demais. Depois do terremoto que reduzido a pó o Haiti, inúmeros países de forma imediata enviaram suas tropas para tentativa de reconstrução do mesmo e resgate a possíveis sobreviventes.


Como era de se esperar, os EUA mandaram o maior número de soldados, bem como a maior quantia de dinheiro para o começo da reconstrução da ilha. Aí vem a parte que me revoltou, descubro que o exército americano apenas atuava em locais onde as pessoas de maior poder aquisitivo freqüentavam, como a embaixada americana e européia, os hotéis de turistas, empresas que o governo norte-americano tinha ações e residências onde habitavam os próprios. Além de ocupar pontos estratégicos como, portos e aeroportos. Hoje para pousar na ilha, só com a autorização deles. Vale lembrar que quem lidera as tropas da ONU lá no Haiti é o Brasil.


E qual será o motivo desse ostensivo exército? Podemos pensar estrategicamente como eles, geograficamente a ilha de Cuba fica praticamente ao lado do Haiti, e historicamente EUA e Cuba tem suas relações políticas abaladas. Será que os americanos já não estão planejando um novo golpe à Cuba? Será que o próximo passo desse exército será rumo à Havana?


Enfim, quando, literalmente, a poeira baixar e o país começar a tomar forma de novo, veremos qual será a conta que esses desumanos irão cobrar. Tomara que não aconteça como Vietnã, Panamá, Costa Rica, Afeganistão, El Salvador, Iraque e muitos outros que tiveram sua liberdade tomada por soldados a mando de um governo desprovido de preocupação social e capaz de acabar com qualquer ser humano apenas por “status” e poder.

1 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO